sexta-feira, 6 de abril de 2012

POST DE SEXTA - O PHYNO DA SINCERIDADE...

Peço licença a Carolaine pra usar sua nobre e célebre palavra: Phyno :)


EDITORIAL/DESABAFO/CARLA PERGUNTA


Não vou bancar a super porque não sou perfeita e tenho muitos defeitos. Aliás, todos detalhados em um post que fiz aqui.
Mas algumas coisas me fazem perguntar PORQUÊ.
Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes.



BLOGS.


Não desmerecendo nenhum. Cada um tem sua importância, seus acertos e erros. Mas vem cá, o que faz uma pessoa com domínio próprio, palavras próprias, pensamentos próprios pedir, implorar, chorar as pitangas no Twitter pedindo comments nos posts? Insistentemente? Tenho duas partes específicas nesse sentido:
1- Pessoa que reclama falta de comments nas postagens. A impressão que passa é que não tem nenhum... Aí tu vai la e tem sim. Mas 3 ou 4 comments é pouco pra pessoa, pelo que vi. Quer mais. Quer uma tonelada. Por que? Why? O importante é ter comments? Ou alimentar o ego? Exigência de Editoras parceiras? Opa, assunto pra daqui a pouco.
Ja tive posts sem coments. Desanima? Desanima. Mas ficar chorando pedindo comments... Não dá. Lamento.
Visito todos os blogs que sigo todos os dias. Se não comento, é porque não domino o assunto. Nisso eu sou sincera ao extremo... Por isso entendo quem não comenta no meu. Às vezes um "Oi, legal sua resenha" não adianta nada se você realmente não dominou o que foi postado.
2- Pessoa que não solta promo se não tiver X comments no post. WHAT???? Perae! Para o mundo que quero descer! O que significa isso??? Criatura sem noção ou Editora exigente? Opa. Assunto pra já já. 
Quando me deparo com esse tipo de tuitada, eu nem clico pra ver. Acho um pé no saco.


PARCERIAS


Sabe o que mais acho legal numa parceria? O fato de você GOSTAR DE LER OS LIVROS QUE ELAS PUBLICAM. Ou fazer parceira nos leva ao fator "só quero ganhar livros, sortear e ser popular na blogosfera".
Nunca quis parceria com algumas editoras, pelo fato de não estar sendo honesta quanto a leitura dos livros enviados. A única que realmente me interessava era a Harlequin (Parceira do Blog agora) porque eram os livros que SEMPRE LI. A maioria das resenhas que faço aqui são da editora. E meu respeito ao pessoal de lá, que não faz de parcerias exigências, e sim, uma troca bacana :)
1- Exijo, exijo, exijo... Rapaiz, eu tava lendo umas políticas de parcerias na web e no Blog Vergonha Literária que me fez descer do salto e dançar "La Tonga da Mironga do Caburetê". Só faltou um advogado pra aconselhar sobre as cláusulas e assinar um contrato. Hello, o que é uma parceria? 
Segundo o WikipediaUma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. Interessante um "acordo de cooperação". Eu te ajudo, você me ajuda. Não um jogo de interesses de somente receber livros e resenhar e obter comentários positivos sobre um livro.
Um fato que me intriga: se não houver coments num post a editora parceira pode achar ruim? Por isso tantos pedidos pra comentários? Pode-se retirar a parceria?
E se houver post com comentários negativos, como reage uma editora parceira? Ja vi muitos casos de bullying literário...
2- Mais uma coisa intrigante: blogs que só liberam promos mediante certo número de coments também correm riscos? Por que necessariamente fazem isso? 
Não é segredo pra ninguém que participo de muitas promos e procuro seguir as regras (sim, ganho muitas, mas também sorteio muitos livros). Mas fujo desse negócio de comentar pra liberar promos e exigências demasiadas pra participar delas (assinar isso, seguir aquilo, comentar na resenha, etc. Acho muito coerente colocar isso como PONTOS EXTRAS, não como regra principal). Ainda que tenha gente sem noção que fabrica perfis pra concorrer as promos, existe uma coisa chamada "pesquisa". É fake? Desclassifica. Fim.
Pra encerrar: o que me fez escrever esse post? O número excessivo de tuites praticamente implorando por coments ou similares. Fiquei intrigada. Comenta quem quer e gosta do que foi resenhado.


PLÁGIO


Está aberto o festival de plágios! Plágio de posts (o que acho o mais cabeludo), plágio de imagens, plágio de plágio. 
Não sou contra usar uma ideia em geral pra promo, por exemplo (#DoidaPorSebo é um caso). Principalmente quando você cita quem o faz (no primeiro post da promo eu falei sobre isso). Ou as outras promos também seriam plágio. 
Também não sou contra você colocar um post amigo no seu blog, desde que com A DEVIDA AUTORIZAÇÃO e CRÉDITOS de quem postou. Creio ser um reconhecimento de um trabalho bem feito. Ja tive posts meus em outros blogs e foi com muito prazer que autorizei.
Agora, plagiar na cara dura, só mudando algumas palavras... Vai ter que aguentar as consequências depois. Sabem quanto tempo levo pra fazer um post? Umas 2 horas, sem mentira. Pra em 2 minutos ter seu trabalho clonado. Triste. Não, não tive nenhum post clonado, mas de pessoas amigas na blogosfera, sim. Na cara dura.
Pior é quando você avisa a pessoa plagiadora sobre isso e ela se faz de vítima. Sério, é uma falta de caráter sem precedentes! Ah, e elas continuam na rede, viu? Cuidado.
Lamento, mas se eu achar alguma coisa nesse sentido, não vou ficar quieta. A Cesar o que é de Cesar.


Concluindo, a maioria dos blogs que conheço são blogs sérios. Gostam do que leem, são sinceros na resenhas e respeitam o leitor. Sim, há vida inteligente na blogosfera... Mas tem sempre alguém ou alguma coisa pra nos fazer pensar: "o que eu to fazendo aqui"?


PS> Esse post não me faz ser melhor que ninguém, muito pelo contrário. Mas me faz, pelo menos, pensar mais em melhorar minha postura no meu próprio blog e na rede. Porque perder sua personalidade e sinceridade por um prato de lentilhas é o fim da picada.


Beijos.

Um comentário:

  1. Menina, não é q vc tem razão?
    Confesso que essa semana eu escrevi faça uma blogueira feliz e deixe um comentário kkkk Eu fico feliz com um comentário sincero, tanto que criei o top comentarista. Mas é um incentivo. Leio todos e só tem um Top se a pessoa é um comentarista leal, uma pessoa interessada mesmo.
    Se eu tiver que postar um livro por dia, exigir x comentários, só falar coisas positivas etc. Desisto da parceria. No NRB e no outro blog tem um monte de post sem comentário, mas tem um monte de pageview, nem todo mundo quer comentar em tudo que é post que fazemos. Nem tem um milhão de seguidores. Isso tudo é bobeira.
    Sabe o que está parecendo? Uma competição, infelizmente. Bjs

    ResponderExcluir

Fique à vontade pra comentar!

Obrigada!

Layout por Flavinha Garota de Aquario.